terça-feira, 14 de janeiro de 2020

E seu eu tivesse escolhido um ETF

Olá seguidores da blogsfera e finansfera!
Ontem, lendo um posto do nosso colega AA40, sobre se seria melhor comprar índice ou ter uma carteira stock picking,  tema este polêmico que gerou várias discussões como podem ser lidas aqui.

Após a leitura me veio a vontade de realizar um estudo para avaliar meu desempenho em renda variável. Como eu me sairia se tivesse comprado um ETF ao invés de ações e FIIs?
Então vamos lá para  a metodologia.

Para a realização deste estudo:

  1. Peguei todas as compras que realizei de dez/2017 a dez/2019, meu período em bolsa e separei tudo por data e valores aportados;
  2. Descontei todos os proventos dos valores aportados;
  3. Busquei as cotações históricas do PIBB11, que acho mais interessante do que o BOVA11, e extraí os valores refente as mesmas datas em que comprei bolsa.
  4. Simulei os aportes com a cotação dos mesmos dias em que havia comprado ações e FIIs.

Você deve estar pensando o trabalho do cão que foi fazer tudo isso. Realmente foi um pouco trabalhoso, porém para a minha alegria, estou de férias, além de que tenho o habito de realizar compras apenas uma ou duas vezes no mês e isso fez minha planilha ficar mais enxuta. 

Os proventos do mês sempre deixo para aporta no mês seguinte, já que faço minhas compras no início de cada mês, dessa forma não foi tão trabalhoso. Além disso, fiz pouquíssimas vendas.
Então vamos para os resultados:



Estratégia   Valor aportado Valor de mercado em 31/12/2019         %

PIBB11             R$ 115.524,26         R$ 151.312,79                          23,70%

Ações + Fii's     R$ 122.005,25         R$ 169.207,00                          27,90%




Como resultado temos a carteira vencedora Stock picking (Ações + Fiis) que  terminou com uma vantagem de 4,20%.

Ressalto que o valor aportado na carteira de ações é maior pois engloba os dividendos que foram todos reinvestidos.

essa simulação leva em conta apenas a minha carteira que é diversificada em 21 ativos, sendo empresas de crescimento, dividendo e também FIIs

Diante desse estudo de caso me pergunto: 

Será que esses 4,20% em dois anos vale o trabalho e dedicação que é acompanhar e estudar as empresas? 
Acho que não! Será que minhas horas de estudos foram em vão?

Se bem que eu ainda prefiro fazer stock picking. Vai que encontro uma nova MGLU3.

Além disso, essa diferença entre as duas carteiras seria maior ainda se eu precisasse realizar a venda de até 20K por mês, já que os ETF's não são isentos de IR.

*Fiz uma pequena edição no post para complementar a análise, corroborando o comentário do nosso colega AA40.   De fato, 2 anos de dados não gera uma Time Serie consistente. Como podemos observar no gráfico a baixo, onde o patrimônio cresce de forma próxima a linear e ainda não demonstra o poder dos juros compostos, onde deverá assumir um modelo exponencial.

O modelo que melhor se adequou no momento foi o polinomial (i.e. geralmente quando nada se encaixa, vai polinomial mesmo) . Porém, apesar da correlação significativa, o modelo só permite predizer com confiabilidade o patrimônio futuro até o mês 30, segundo minha interpretação. Após esse período o modelo perde precisão não permitindo estimar o nº de meses necessários para atingir a meta de 1 milhão. Portanto não considero este um bom modelo de predição, mais dados devem ser incorporados no futuro. Quem sabe em dez/2020 retome essa análise com aí 36 meses.





Além disso, fiz uma análise de resíduo para as duas situações para observarmos qual dos dois ativos oscilou mais ao longo do tempo. Podemos perceber que as oscilações do patrimônio ocorreram dentro de intervalos semelhantes, provavelmente pela curta série temporal de dados, não permitindo ainda enxergar o comportamento individual de cada carteira. Obs.: onde se lê semanas na verdade é meses.








Espero que tenham gostado do estudo.

Um abraço e bons investimentos!


Lembrando que os conteúdos desse blog são apenas para fins didáticos e não uma recomendação e investimentos.


8 comentários:

  1. Muito legal seu estudo Foco. Acho que vc e o anon lá ambos tem razão. 2 anos é curto prazo mas é interessante acompanhar isso para o longo prazo e tvlz atualizar todo ano.
    Um dos grandes poréns do indexing é que ele performa melhor (menos pior) do que ações individuais em um bear market e nunca vai quebrar digamos assim. Existem estes pontos intangíveis que vão além do rendimento por sí só. Quem entende e gosta de fazer stock picking pode mesclar as duas estratégias. Eu sempre fui um stock picker até que percebi que, apesar de gostar, não vale a pena o tempo perdido e o risco mais alto para no final, como vc viu ai, conseguir uma fração a mais, ou tlvz nem conseguir.
    Muito legal sua análise. Vou colocar no reddit. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40 fico honrado em ter seu comentário no meu blog.
      Muito pertinente a sua colocação. 2 anos é muito pouco. Neste estudo este valor não deveria nem ser chamada de série temporal kkk. Os estatísticos costuma considerar uma série temporal, dados de 10, 20 anos ou mais. De toda forma, esse curto estudo já foi suficiente para me deixar em dúvidas com minha estratégia.

      Adicionei novas análises, levando em consideração o seu comentário. visite o post mais uma vez.

      no bull market a oscilação das duas carteiras foi bem semelhante, já que praticamente tudo subiu e as quedas foram eventos bem pontuais na bolsa como um todo nesses dois anos. De fato no bear market podemos ter maiores discrepâncias.

      Achei interessante a sua sugestão de mesclar as duas estratégias e economizar mais meu precioso tempo. Irei refletir a respeito.
      obrigado pelo comentário.
      Abs.

      Excluir
  2. Uau, excelente estudo!! Depois desse estudo vc está pensando em adicionar o PIBB11 na carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Garota!. Ainda não tenho certeza! Está cada vez mais difícil encontrar ativos baratos. Tudo caro!! Como não sou um Expert em ações, acho que talvez adicionar PIBB11 a carteira facilitará um pouco a minha vida e também irá diminuir o risco da carteira.

      Gosto muito de receber dividendos. A sensação é muito boa!!
      Preciso refletir mais sobre o assunto.

      abs.

      Excluir
  3. O que vc acha da ideia de mesclar alguns etfs no caso de quem não quer ter tanto trabalho em ver ações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Raf, pode ser uma opção interessante, desde que não haja sobreposição de ativos. Acho interessante uma combinação de PIBB11 + SMAL11, proporção 90% + 10 ou 20%, para quem quer se expor a uma maior volatilidade. a proporção vai de acordo com o perfil de cada um. o índice small cap andou bem em 2019, porém tem maior risco.
      abs.

      Excluir
  4. Olá Foco na IF, gostei bastante do seu estudo, procurava algo assim no universo da finansfera. Eu fiz algo semelhante com minha carteira porém com o prazo bem menor que o seu. Meu resultado foi negativo, diferente do seu :( ahah

    Esse resultado foi suficiente para perceber que não compensava o tempo que eu perdia lendo relatórios e procurando oportunidades. Temos a impressão que quanto mais complexo o investimento, maiores nossas chances de lucro. Que se nos esforçarmos, iremos ser recompensados, pode no final até ser verdade porém terá valido a pena todo o tempo dispendido para isso?

    Mesmo sabendo que ETF's não são essa maravilha toda no nosso país, ainda acho uma opção viável esse tipo de investimento. Fiz um pequeno guia no meu blog a respeito, quando puder, passe lá :)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo excelente artigo! De fato deve-se pesar na balança se o tempo gasto e a dedicação fazendo stock picking compensa.
      Abraço.

      Excluir