Alguns analistas afirmam que chegará nos 110 mil, não por conta do vírus, mas por uma correção natural do IBOV devido a sua rápida subida, será?
Nesse mês venceu um CDB de 125% do CDI e realoquei em bolsa para fazer ajuste de alocação da carteira seguindo meu PIP (Política de Investimento Pessoal). Tive dificuldades em comprar ativos. Estava achando tudo caro e realmente estava!
Depois dessa queda percebi que minha reserva de oportunidade esta pequena e precisa de um incremento. Já estou bem exposto a bolsa (40% ações; 10% FII. 50% do PGBL) e acho que vou evitar comprar ações e fii caros e esperar por oportunidades.
Mesmo assim fui as compras aproveitando uma pequena queda nos FII.
Aproveitei para vender minhas UNIP6 no meio do mês, já havia subido muito e o preço da SODA está em queda.
vamos aos números:
Aumentei minha exposição comprando Fiis que achei interessantes pela relação preço / retorno. o único caro foi o KNRI11. Porém acho importante ter ativos mais seguros na carteira. as 11 costas de VISC11 foram da sobra de subscrição. Excelente oportunidade de comprar barato.
Para ações comprei mais do mesmo e inclui TRPL4 na carteira apra ter mais uma empresa do setor elétrico na carteira pagando dividendos.
Quanto ao nº 0 de cotas em VVAR3 me custando R$417, é isso mesmo que estão vendo! Zero costas !
Fui testar a estratégia de vender uma parte de algo que subiu muito (estava com lucro de 134%), dentro do limite dos 20k para subir o PM e pagar menos imposto no futuro caso precise vender acima de 20k no mês e me dei mal. O ativo subiu por dois dias seguidos e acabei recomprando por alguns centavos mais caro que ao todo me levou 471 pilas a mais pelo mesmos nº de ações que eu já possuía!! Nunca mais faço isso!
Se eu pudesse prever o efeito corona vírus teria a chance de recomprar mais barato, pois o ativo bateu abaixo dos R$14, mas como não tenho bola de cristal, levei uma nabada!
Concentrei o aporte do mês de 5k nos ativos que estavam em menor proporção na carteira. São eles o Internacional e o PGBL.
Incluí no internacional o fundo ouro da vítreo com a menor tx de adm. que encontrei.
Para o PGBL decidi que a partir desse ano vou fracionar os aportes, realizando todo mês um pouco e evitando fazer um único e grande aporte em dezembro. Comprando aos poucos irei pegar momentos de alta e baixa, minimizando o risco na medida do possível.
Alocação da carteira:
Pra finalizar na ultima semana do mês recebi a maravilhosa notícia que vou ser pai!
Estávamos tentando e não achávamos que iria acontecer tão rápido. Agora é me preparar para essa fase da vida e ser o melhor pai que essa criança poderia ter!
Novas despesas estão chegando!
Novas despesas estão chegando!
Farei o possível para não baixar meus aportes. Vou tentar economizar aqui e ali. Talvez não consiga cumprir minha meta para 2020 de aportes de 6k mensais, mas tentarei manter ao menos o plano original (5k).
Finalmente vou pegar as chaves do meu apt. novo e terei que gastar uns 23k para escriturar e registrar. Esses cartórios dão uma bela de uma facada na gente só para redigir um pedaço de papel e arquivar.
Fazer o que né?
Fazer o que né?
Bom, é isso pessoal!
Lembrando que as informações aqui postada é a pensas para fins didáticos e não é uma recomendação de investimentos.
Bons investimentos a todos!
Olá, Foco
ResponderExcluirParabéns, papito :). Essa estratégia de vender 20k/mês prefiro não fazer. Se ao longo do tempo a empresa se valorizar e vc continuar aportando, naturalmente seu preço médio irá subir.
Bons investimentos!
Obrigado Garota! Eu até que estava ciente do risco dessa estratégia, mas vendi muito e me dei mal. aprendendo pela dor kkk
Excluirabç