sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

PIP - Política de Investimento Pessoal



Hoje, lendo uma matéria no blog do AA40, percebi que ainda não tenho formalizado meu PIP.
Nada melhor do que começar um blog postando minha estratégia para alcançar a independência financeira. Como fiz várias movimentações desde 2015 e não tenho 100% dos registros detalhados, meu track record vai ter início em Dez/2019.

Prazo: ano de 2045 para dar início a usufruir da renda passiva.
Aporte mensal mínimo: R$5.000,00
Alocação:           
35% em ações;
30% em renda fixa;
15% em Fii;
15% em Previdência PGBL;
5% exterior.

Estratégias:
  1. Renda fixa: 5% em liquidez diária; 25% em CDB’s e LC’s de alta rentabilidade com vencimentos escalonados;
  2. FIi:  Fundos de tijolos; participante do IFIX; Mínimo de 10 fundos;
  3. PGBL: aplicar até 12% da renda bruta anual para Benefício fiscal, manter cada aplicação por até 10 anos. (Explicarei essa estratégia mais tarde);
  4.  Exterior:  IVVB11 e ETF’s no exterior (quando começar a ultrapassar os 20k no Brasil);
  5. Ações:  50% em empresas pagadoras de dividendos com fundamentos sólidos;  50% em empresas de crescimento;
  6. Buy & Hold! Vender ações somente se achar que perdeu os fundamentos ou para rebalancear a carteira de ações.
  7. Ouro?: Mais a frente pretendo adquirir algum fundo e colocar pouco dinheiro.


Realocação / balanceamento: 1x ao ano; Dar preferência para balancear fazendo novos aportes ao invés de vender e reaplicar ativos. Evitar que ativos superem 20% a 30% da carteira de ações;

Meta anual: 10% ao ano ou 8% REAL (descontado a inflação) .

Meta da IF: a mais clichê de todas 1 milhão de reais. Se eu atingir a meta antes do término do prazo, dobro a meta kkk.

Por enquanto é isso pessoal. O que acharam?

Boas festas!

Foco na IF.


Lembrando que os conteúdos desse blog são apenas para fins didáticos e não uma recomendação e investimentos.

6 comentários:

  1. Legal Foco. 8% real é bem puxado hein kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente é kkk, mas mesmo que eu não alcance, metas ambiciosas me pressionarão a me dedicar mais!

      Excluir
    2. acho que me empolguei com meu desempenho dos dois últimos anos. de fato 8% bruto é mais realista kkk

      Excluir
  2. Não conhecia o PIP e achei bem interessante. Para ser honesto, meu único plano era aportar 40% do meu salário todos os meses. Vou dar uma olhada na postagem do blog AA40.

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrimônio! Que bom que gostou. Achei importante deixar registrado um plano. Pois é algo que me mantem vigilante, principalmente para os dias em que estiver com a mão coçando querendo me arriscar mais kkk . Essa alocação não necessariamente vai ser sempre a mesma, aos poucos, com o passar dos anos, vou ajustando a exposição ao risco. já estou achando que preciso reduzir a RF, por conta dos juros baixos e me expor mais a RV. Sempre que estou me empolgando em algum tipo de ativo eu me lembro desse PIP e tento voltar aos trilhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Foco, ter um plano como o PIP para investimentos de longo prazo faz muito sentido, afinal como você mencionou acima, quando a mão começa a coçar podemos acabar nos deixando levar pela emoção e não pela razão. Essa tal de coceira é um perigo rapaz. Rs...

      Excluir